quarta-feira, 4 de março de 2009

VIZOO: CORES

CORES EM IMAGENS

Alguém aqui não se diverte com a cena de Bridget Jones no mar "vendo coisas" após comer alguns cogumelos mágicos?



Nós até nos emocionamos quando a queridíssima marca mega conceitual Maison Martin Margiela lança mais uma camiseta do combate à AIDS em novas cores.



E não dá para esquecer das campanhas da marca Benetton e do incrível Oliviero Toscani.



Mas um dos filmes que mais nos chama atenção em relação ao tema cores é Pleasantville, de 1998. A inocência de uma cidade é perdida à partir do momento que cores são injetadas nela.

Na Sala com a...

O fato é que a cor faz parte da nossa vida, pois está em tudo, no céu, na terra, no fogo, na natureza de forma geral, nos carros, nos móveis, nos drinks, nos brinquedos, de forma geral ela faz parte e tem todo um significado que de certa forma remete a formação de personalidade conforme o seu gosto.
Muitos estudos são realizados sobre as cores, pois elas estão diretamente relacionadas às sensações e estado de espírito do ser humano. As cores criam experiências e significados que damos as coisas, dependendo de cada cultura e país. Por exemplo, o azul no Brasil que é um país tropical pode gerar sensação de frescor, alívio e calma. Na Alemanha por sua vez, um país de clima frio em sua maioria, o mesmo azul pode causar sensação de desconforto, insegurança e apreensão. Já na África, Angola e India as cores tem um signicado muito importante, pois o uso excessivo destas cores se fazem presente nas suas vestimentas, meio de transporte, alimentação, e também em suas decorações.

Elas estão ligadas ao simbolismo psicológico e tradição histórica e por sua vez estão presentes em terapias influenciáveis como o Reike por exemplo que trabalha com Chakras , portanto cores e sentimentos não se combinam acidentalmente, são experiências universais enraizadas em nossa linguagem. ‘Cores’ é uma forma de linguagem que expressa sentimentos, no entanto, conhecemos mais sentimentos do que cores, por isso cada cor produz muitos efeitos distintos, podendo ser contraditórios. Uma mesma cor pode atuar de maneiras diferentes, tudo vai depender da ocasião. Ela depende não só do histórico de cada um como com a relação com as outras cores. A sensação das cores é RELATIVA. De forma geral, em códigos universais, cada cor tem um significado e expressa uma sensação. A percepção da cor tem uma força muito grande e pode ser empregada para expressar sensações que queiram ser transmitidas. Elas podem causar tanto a sensação de atração quanto rechaço, por isso o estudo delas num ambiente torna-se tão importante.
O uso de cores no espaço interno de uma casa, escritório ou qualquer outro espaço, depende de vários fatores que devem ser avaliados em conjunto. Estes são principalmente: altura do pé direito, luz natural, tamanho do espaço (dimensões), texturas das paredes adjacentes e piso. Em geral: • Os tons claros dão sensação de profundidade (aumenta o espaço) • Tons frios claros trazem calma (sem excesso) • Tons de terra e mais fechados trazem aconchego • Cores fortes devem ser usadas em pequenas áreas • Cores mais claras vão bem a regiões quentes porque não retêm calor. As saturadas (ausência do branco) trazem acolhimento a locais frios. Existem três grupos de cores; as quentes (vermelho, laranja e amarelo), as frias (azul, verde e violeta) e as neutras (cinza, preto e branco). Tons quentes aquecem o ambiente e tons frios refrescam o ambiente. As cores de maior importância são:

Vermelho: É a cor do sangue, da vitalidade, da paixão e do fogo. É ligada a vida. Expressa sensualidade, energia e virilidade. É exultante e agressivo. Funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo, portanto, deve ser usada com cautela.

Em casa: Limite-se apenas a uma parede, de preferência sem recortes e que não seja de olhar fixo e contínuo, por exemplo, atrás da TV. Não é aconselhado em ambientes íntimos. Se for usá-lo com outras cores, que não seja o branco, nem com outras cores quentes! Misture com cores frias ou mais suaves. Pode ser utilizada em objetos como almofadas, cadeiras, estofados e cortinas.

Laranja: Mais que o vermelho, possui força ativa, radiante e expansiva. Tem caráter inspirador, quente, estimulante e uma qualidade dinâmica muito positiva e energética.

Em casa: Tem características parecidas com o vermelho por ser a segunda cor quente. Limite-se a uma parede só, nunca use em um cômodo inteiro. Deve ser usado com cautela. Um bom lugar para se usar cores de impacto é o corredor de passagem.

Amarelo: É a cor mais luminosa, mais quente, ardente e expansiva. É a cor do sol, da luz, do ouro e como tal é forte, intenso e agudo. O amarelo pode ser interpretado como uma cor animada, jovem, excitante, afetiva e impulsiva. Ela estimula a ação, a criatividade, o encorajamento e a realização.

Em casa: também deve ser usada com moderação em ambientes quando utilizada em seu tom mais forte. Se você precisa de mais luminosidade dentro da sua casa a cor amarela será muito bem vinda. Prefira espaços amplos, com pé direito alto para seu uso.

Verde: O verde é a cor mais tranqüila e sedativa de todas. Evoca a vegetação, o frescor e a natureza. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Por isso transmite calma e nos dá sensação de leveza. O verde que tende ao amarelo passa força ativa e alegre; se ao azul, fica mais sóbrio e sofisticado.

casa: Por ter efeito calmante, o verde em excesso gera monotonia, portanto é bom usá-lo em ambientes de tranqüilidade e de grande permanência. Para quebrar a monotonia do verde é bom usar cores fortes nos objetos. É uma boa cor para pintar varandas e jardins internos dando continuidade à idéia de área verde e amplitude.

- Azul: Passa harmonia, serenidade, sossego e favorece a paciência e a amabilidade. É a cor que possui a ilusão óptica de retroceder. Associamos o azul com o céu, o ar e o mar. O azul claro pode sugerir otimismo e acalma, já os tons mais intensos levam a introspecção e depressão, pois quanto mais escuro mais tende ao infinito.

Em casa: Se for usar o azul escuro, escolha um ambiente amplo e com muita luz natural. Os azuis claros são ótimos para áreas íntimas e quartos; no teto fica bastante interessante. Ao colocá-lo no quarto, escolha a parede atrás da cama ou uma lateral, nunca em frente, para não cansar.

- Violeta: É a cor da lucidez, da sabedoria e da reflexão. Associada a intuição e espiritualidade. É ao mesmo tempo a cor da fantasia, do místico e melancólico. Na igreja católica o roxo é usado em dias de luto, pois também está relacionada com a dor.

Em casa: É bastante indicado para locais de meditação para estimular a reflexão. O violeta claro que tende ao lilás, é uma cor bastante feminina, por isso aconselhada em quarto de menina, fugindo do rosa. O roxo forte deve ser usado com cautela. Ele fica muito gracioso quando remete às flores do campo.

- Branco: Tem um valor neutro, pois é a união de todas as cores. Tem um valor latente capaz de potenciar todas as cores vizinhas. O branco pode expressar paz, felicidade, pureza, inocência e limpeza. Cria uma impressão luminosa de vazio positivo e infinito. No espaço dá a sensação de amplitude.
Casa: O branco é usado como base. Normalmente, por ser neutro, valoriza as outras cores. Bastante indicado no teto, pois “aumenta” o pé direito e reflete a luz solar no ambiente. Se a idéia for diminuir o pé direito melhor usar no teto uma cor escura. No piso ele não é indicado, pois causa uma sensação de incerteza do piso causando insegurança. O branco sozinho não é muito indicado, pois ele tende ao infinito e gera ambientes frios e pouco aconchegantes. Se for a única cor, deve ser usado junto com materiais quentes que proporcionem conforto térmico e sensação de proteção e firmeza (conectado a terra) como madeira e tijolo.
Preto: Ele é a ausência de luz, é o símbolo do silêncio, da sobriedade e do mistério. Em certas ocasiões pode significar o impuro e o maligno. É uma cor masculina. Quando brilhante pode ser nobre e muito elegante.
Em casa: O preto em casa deve ser usado a conta gotas. Se bem utilizado o ambiente se torna sofisticado e elegante, ainda mais em parceria com o brilho e o dourado. Ele fica ótimo em algumas almofadas e em móveis nobres de laca preta brilhante.
- Cinza: É a mistura do branco com preto. Cor neutra e passiva simboliza a indecisão e a ausência de energia, expressa dúvida e melancolia. Representa também o masculino e maturidade. Em casa: O cinza simboliza bem ambientes neutros e sem ousadia. É um parceiro para cores fortes. Junto com materiais nobres ele também remete à elegância e o bom gosto. Fica ótimo com objetos dourados!
-OS SIGNIFICADOS DAS CORES:
Alaranjado: Cor relacionada a energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo.
Amarelo: O amarelo representa a luz do Sol e o brilho do ouro. Simboliza a vida, a alegria, a força, o poder e o vigor da mente. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.


Azul: A cor azul representa a verdade, a tranqüilidade e a compreensão. Está associada ao planeta Júpiter, que representa trabalho e prosperidade.
Azul Claro:Cor relacionada a paz, tranquilidade, calma.
Bege: A cor bege é uma cor neutra que sugere praticidade e conservadorismo.
Branco: O branco contém todas as cores e está relacionado à pureza, à paz e ao poder transformador. Representa o amor divino e está relacionado à Lua.
Castanho: , seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
Ciano: Cor relacionada tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura.
Cinza: Cor relacionada a dignidade, auto controle, sabedoria, responsabilidade, organização, introspecção ( auto-observação e relatório dos próprios pensamentos, desejos, e sensações conscientes ).
Dourado: A cor dourada é associada à riqueza e à fartura.
Indigo: Cor fria, relacionada ao 6º chakra, mais pura e profunda, corresponde à reserva e à
introversão; representa a consciência superior e as profundezas da alma; simboliza a fidelidade, sendo indicada para concentração melhor na voz e percepção interiores. Uma mistura de azul e
Violeta: que é a cor do conhecimento, serenidade e calma. É a cor da dignidade e intuição.
Laranja:É a cor da comunicação, do calor afetivo, da confiança e da segurança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Aplicada aos trajes, a cor favorece, segundo os hindus, a performance sexual. Também está associada ao aumento de apetite.
Magenta:Luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo.
Marrom:A cor marrom geralmente está associada com terra e representa estabilidade, simplicidade e conforto.
Prata:Cor relacionada a dignidade, auto controle, sabedoria, responsabilidade, organização, introspecção ( auto-observação e relatório dos próprios pensamentos, desejos, e sensações conscientes ).
Preto:A cor preta é a cor associada ao poder. Induz a sensação de elegância e sobriedade.
Rosa: Cor relacionada ao planeta Vênus. Representa a beleza, o amor e a alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.
Turquesa: A cor turquesa está relacionada a cura emocional, proteção, calmante.
Verde:O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde.
Vermelho: É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. - e a falta de energia. Associada ao planeta Marte, representa o dinamismo.



Objetos decorativos, Benedixt
Agora é só identificar a cor que te faz vibrar ou acalmar, siga a intuição e o desejo de transformação conforme sua personalidade e arrase com os pratos colorido (saladas), nas paredes, no mobiliário e lembre-se tudo que é feito com ousadia e com bom senso será muito bem aceito e até mesmo para você que fizer bom uso será mais confortável sem lhe causar constrangimento algum, agora use e abuse das cores enquanto ainda é verão e que venham as outras estações com suas cores maravilhosas!

XAN!