sábado, 22 de novembro de 2008

DESIGN & ARTE: Maison Martin Margiela 20 anos

Este ano, uma das marcas que mais amo, a Maison Martin Margiela, fez 20 anos de existência.
Desde a sua primeira coleção, em 1988, Martin Margiela é um dos designers de moda mais interessantes e talvez seja no momento um dos mais influentes, o que é de uma ironia deliciosa.
Formal, sistemático, sincrético, racional, cerebral, pragmático, crítico, irônico, pessimista, minimal, anti-moda, grunge e desconstrutivista são adjetivos que já foram usados para classificar o seu trabalho. Eu prefiro apenas o de genial.
O seu trabalho, mais que moda é uma meta-moda, ou seja, uma reflexão em torno da moda, da roupa que usamos e da forma como a usamos.
Margiela cultivou desde o início, o anti-vedetismo, associado aos designers de moda. Nunca apareceu em público, nunca se deixou fotografar e dá todas as entrevistas por fax ou e-mail. Ainda hoje não sabemos quem é Martin Margiela e jamais uma foto sua foi publicada. Há quem diga que Martin Margiela não existe.
Há inúmeros desfiles da Maison que entraram para história da moda e continuam sendo copiados no mundo todo.
Foi um dos primeiros designers a fazer desfiles não convencionais, usando seus clientes como próprios modelos e sempre em locais não habituais.
Uma de suas principais criações talvez tenham sido as camisetas em V neck onde a receita é revertida ao combate à AIDS. As camisetas são famosíssimas para quem conhece a Maison e a cada estação esperamos ansiosos para saber qual será a cor da camiseta, transformando a mesma em uma bela jogada de marketing.
Famosas também são as propagandas da Maison. Não perdendo a ironia, já chegaram a fazer propagandas na Vogue Francesa, onde uma página inteira da revista vinha em branco. Os cartões da loja também são todos em branco, não mostrando nada.
Famosos também são os jalécos usados pelos vendedores nas lojas.
Além de suas roupas, Margiela é famoso por transformar “besteiras” em acessórios, como garfos transformados em colares vendidos por fortunas.
Tirando “sarro” do mundo da moda, Martin Margiela continua sendo um dos designers mais conceituais da historia. Congrats!

Maison Martin Margiela S/S 2009 Fashion Show


Site: http://www.maisonmartinmargiela.com/en/index2.html

IMAGEM MUSICAL: "Xifópagos e Roqueiros" (Brothers of the head, UK, 2005)

Passado na forma de documentário, este filme inglês conta a história fictícia de uma curta carreira da banda de punk rock dos anos 70, Bang Bang, formada por dois irmãos gêmeos e siamêses!
O filme mostra como seria se as duas cabeças principais de uma banda de rock vivessem literalmente coladas.
A trama é baseada num conto homônimo do escritor Brian Aldiss (que ficou famoso por seu livro A.I. - Inteligência Artificial).
Leva um tempo para percebermos que o que estamos assistindo não é verdade, tal a riqueza de detalhes e seriedade dos personagens.
A trama é passada em cima dos gêmeos, que ao invés de virarem aberrações de circo, resolvem seguir a vida como qualquer jovem dos anos 70, vivendo e fazendo rock and roll.
Com letras ácidas e cínicas, a trilha sonora foi composta pelo famoso produtor musical inglês Clive Langer (dos filmes “Still Crazy” e “Absolute Beginners”) que contou com a ajuda de Pete Shelley, dos Buzzcocks, para dar o clima super punk rock.
Vale muito pela atuação dos gêmeos Tom e Barry Howe, atuando como personagens desafiadores que dão um tom maior ainda de realidade.
O filme é um puro show de rock and roll! Assistam!

VIZOO: Pense Moda 2008

Primeiro de tudo, gostaria de agradecer Sérgio Amaral e Érika Palomino pela oportunidade que me concederam. E gostaria de parabenizar Camila Yahn pelo ótimo trabalho que fez com o Pense Moda este ano.


17/11

O Pense Moda foi aberto com a consultora da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) Geni Ribeiro que trouxe discussões sobre os mercados Interno e Externo, sensibilizando todos através de gráficos que mostram a potência que o Brasil poderia ser em relação à Moda, mas que ainda não é. A consultora acredita que a salvação está em entendermos melhor toda a originalidade brasileira que podemos mostrar através da moda, fugindo de clichês e de cópias dos países europeus.
Após a palestra da consultora, foi a vez de um debate com os formadores de opinião Glória Kalil (Chic e Fashion Marketing), Heitor Dhália (cineasta de “O cheiro do ralo”), Waldick Jatobá (diretor do Banco Privado Português) e Márcio Kogan (arquiteto).
Foram levantadas questões que demonstram como o Brasil exporta pouca originalidade em diferentes áreas culturais. Destaque para o “projeto” de Márcio Kogan que, com muito sarcasmo, apresentou a ilustração de uma “Ponte Gucci” sobre o Rio Pinheiros, para ser usufruída apenas pelos mais abonados.
As 14hs foi a vez do sociólogo Álvaro Arthur de Castro que falou muito bem sobre produtos, serviços e o estilo de vida que deve estar inserido no que é oferecido ao consumidor.
Numa abordagem extremamente científica social, o professor fez comparações certeiras sobre o estilo de vida dos nobres de séculos atrás e os consumidores de produtos de alto luxo de hoje em dia.
Para terminar o dia, Mandi Lennard, PR inglesa, da agência Mandi Lennard Publicity, compartilhou sua história de vida, desde a época em que era uma ingênua menina da cidade de Leeds, Inglaterra, passando pela experiência na multimarcas Browns até abrir sua própria agência de PR e consultoria (Mandi é PR hoje em dia de grandes marcas em ascensão como Gareth Pugh e House of Holland).
Através da boa e velha irreverência inglesa, Mandi deixou claro que é através dos erros e humilhações que realmente se aprende sobre a vida.

18/11

Na parte da manhã eu estava em outro workshop e não pude comparecer nas palestras deste horário.
Às 14hs uma quentíssima discussão, mediada pelo jornalista Jackson Araújo e a participação de renomados profissionais de moda masculina, incendiou o Pense Moda levantando questões sobre a falta de revistas de moda voltada para os homens brasileiros e como estes homens estão longe de possuir uma identidade cool e sem preconceitos.
A discussão deixou muito claro que o homem brasileiro ainda é extremamente preocupado em parecer macho o suficiente para sua sociedade. A Osklen e sua imagem passada, junto à imagem de seu dono e designer, também foram alvos de discussão.
A palestra seguinte foi sobre meninas que optaram por não participar de semanas de moda.
A discussão, mediada por Lilian Pacce, mostrou a todos como é de extrema importância possuir um ótimo mailing list e uma forma original de apresentar novas coleções, principalmente quando se opta por não estar no holofote.

19/11

O dia começou com o renomado editor da revista inglesa Dazed & Confused, consultor de imagem e top stylist Nicola Formichetti que contou sua trajetória desde o início de sua carreira, mostrando imagens super conceituais de seus trabalhos como stylist.
Nicola, muito tranquilo e jovial, deixou claro que para se conseguir atenção de alguém do meio, não adianta apenas se ter um bom currículo e sim ser muito criativo também na forma de abordagem.


Styling: Nicola Formichetti

A palestra seguinte foi sobre agências de moda que estão começando a surgir e ganhar espaço no mercado. Os palestrantes deixaram claro que estas agências estão sendo muito mal compreendidas por todos do setor e prisioneiras das agências de publicidade.
Após o almoço, a palestra mais cheia de todas teve como tema a explosão e importância dos blogs na imprensa dos dias de hoje.
Com palestrantes blogueiros (que não fazem disto suas “profissões”) foi muito discutida a importância da individualidade e da opinião que cada um pode dar neste mundo através dos blogs.
Para finalizar o Pense Moda, o designer inglês Henry Holland, da House of Holland, contou sua divertida trajetória e falou sobre suas criações alegres e irônicas fazendo com que ele seja um dos designers mais badalados no Reino Unido dos últimos tempos.

House of Holland
OBS: Foi perguntado algumas vezes para os palestrantes estrangeiros o que eles achavam da moda brasileira. Nenhum pôde opinar por não conhecer designers e marcas brasileiras, deixando claro que ainda não temos fama internacional em relação à moda.