terça-feira, 31 de março de 2009

VIZOO: ROXO

O ROXO EM IMAGENS

A propaganda do perfume Pure Purple da Hugo Boss:



Um menino inglês freak que se pinta todo de roxo (deveria ficar roxo de vergonha alheia de colocar isto no YouTube):



O terno roxo de Jack Nicholson em Batman:



O trailler do belíssimo filme "A cor púrpura":



E o uniforme de Billy Zane em "O Fantasma":

domingo, 29 de março de 2009

E A BOLA DA VEZ: O ROXO!

A pauta escolhida por nós esta semana foi nada mais nada menos que o ROXO e suas derivações. Delícia não?!
Não falamos purple como os ingleses e americanos nem pourpre como os franceses, embora a palavra violet exista nas duas línguas.
O roxo é uma cor muita usada em um termo como: estou roxa de raiva, é pesado de descrever desta maneira mas também tem o lado positivo como será citado no decorrer deste texto.
Descobri que esta cor tem até uma historinha: Na idade antiga, o roxo foi símbolo de riqueza, pois derivava de um molusco do mar mediterrâneo, o púrpura haemostoma (em inglês Tyrian purple) que deu origem ao nome da cor. Esse molusco chegava a custar mais do que o ouro em algumas regiões e por isso o pigmento custava muito caro, só os nobres o conseguiam. Ele foi sem dúvida o corante mais caro da história. É um dos pigmentos mais antigos já registrados. Foi usado por Alexandre o Grande nas audiências , por reis do Egito antigo e até por Cleópatra.

Nos anos 60, foi criada uma mistura de pigmentos fluorescentes magentas e azuis que resultaram numa espécie de roxo fluorescente que era muito usado em pinturas psicodélicas em fundo preto. Esse tom de púrpura foi muito popular entre os hippies e era a cor favorita de Jimmy Hendrix, por isso ganhou o nome de Púrpura ou Roxo Psicodélico.
Muitas pessoas se confundem com os termos Púrpura, roxo e violeta. Roxo ou Púrpura se referem a todo o conjunto de cores que derivam da combinação de azul e vermelho, enquanto que o violeta corresponde a apenas um tom dos outros dois.

Falando dos tons Roxos, Violetas e Berinjela na decoração.

As cores em tons violeta estão em todos os ambientes. Fazem parte em muitos dos projetos de decoradores e arquitetos.
A família dos tons de violetas tem cores fortes e vibrantes. Ao usar estas cores, você cria um ambiente cheio de energia, intenso e muito sofisticado. Para conseguir este efeito, escolha o violeta que mais se identifica com você. Para melhorar o resultado, combine esta cor com tons neutros ou use tons mais claros ou mais escuros da mesma cor.
O púrpura quando usado em um projeto imobiliário deve ser bem analisado, pois quando deseja-se usar esta cor pode remeter a imponência inconsciente associada. Mas existe um perigo aí: o púrpura muito vivo é a cor da luxúria e do desejo e por isso pode ser associada a algo que está além de nosso alcance ou poder aquisitivo. O tom mais azulado deixa um ar nobre, ainda mais com a adição do dourado e o aspecto fosco causa conforto e torna o ambiente aconchegante.

Um berinjela com um marrom claro ou bege é uma combinação conservadora com um toque de mistério que esse tom adiciona. Mas é preciso ter cuidado, tons de púrpura mais claros (lillás) que o berinjela podem deixar um toque feminino.Se esta for a sua intenção se joga e arrasa.



SIGNIFICADOS:

É a cor da sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério, e magia. De acordo com pesquisas, quase 75% de crianças pré-adolescentes preferem púrpura a todas as outras cores, provavelmente por sua urgência em se expressar, em aparecer, por essa situação em que o ambiente normalmente não combina com o desejo de se mover livremente em todas as direções sem as regras de comportamento impostas.
Violeta: Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma. O azul e o violeta são cores vizinhas, e os efeitos que surtem também ficam próximos; ambas convidam à meditação, trazem calma e equilíbrio. Esta cor tem efeito purificador, transformando influências energéticas negativas em positivas.
Roxo: combina a estabilidade do azul frio com a energia do vermelho quente, dois opostos muito fortes, por isso tem propriedades tanto quentes quanto frias: roxos avermelhados são quentes enquanto roxos mais azulados são frios. Transmite riqueza e extravagância.
É sempre associado a realeza. Simboliza poder, nobreza, luxo, e ambição.
No contexto ocidental, é a cor da nobreza e da inveja.

O “Purple Heart” é uma medalha militar americana

Lilás: A mistura do branco com uma pitada de roxo causa o efeito lilás usado para dar leveza nos ambientes ou no objetos que desejamos. Em quartos de bebês é muito utilizado.


No esoterismo é a cor da iniciação.

Na Tailândia é a cor das viúvas.


No catolicismo é a cor usada pelos bispos e por alguns padres durante a quaresma, simboliza também a penitência.


No poker, as fichas roxas correspondem tradicionalmente à 500 dólares.

Design:Elise Berthier

******************************************************************************************
Peças do Design industrial: ALUISIO MARINHO