sábado, 22 de novembro de 2008

DESIGN & ARTE: Maison Martin Margiela 20 anos

Este ano, uma das marcas que mais amo, a Maison Martin Margiela, fez 20 anos de existência.
Desde a sua primeira coleção, em 1988, Martin Margiela é um dos designers de moda mais interessantes e talvez seja no momento um dos mais influentes, o que é de uma ironia deliciosa.
Formal, sistemático, sincrético, racional, cerebral, pragmático, crítico, irônico, pessimista, minimal, anti-moda, grunge e desconstrutivista são adjetivos que já foram usados para classificar o seu trabalho. Eu prefiro apenas o de genial.
O seu trabalho, mais que moda é uma meta-moda, ou seja, uma reflexão em torno da moda, da roupa que usamos e da forma como a usamos.
Margiela cultivou desde o início, o anti-vedetismo, associado aos designers de moda. Nunca apareceu em público, nunca se deixou fotografar e dá todas as entrevistas por fax ou e-mail. Ainda hoje não sabemos quem é Martin Margiela e jamais uma foto sua foi publicada. Há quem diga que Martin Margiela não existe.
Há inúmeros desfiles da Maison que entraram para história da moda e continuam sendo copiados no mundo todo.
Foi um dos primeiros designers a fazer desfiles não convencionais, usando seus clientes como próprios modelos e sempre em locais não habituais.
Uma de suas principais criações talvez tenham sido as camisetas em V neck onde a receita é revertida ao combate à AIDS. As camisetas são famosíssimas para quem conhece a Maison e a cada estação esperamos ansiosos para saber qual será a cor da camiseta, transformando a mesma em uma bela jogada de marketing.
Famosas também são as propagandas da Maison. Não perdendo a ironia, já chegaram a fazer propagandas na Vogue Francesa, onde uma página inteira da revista vinha em branco. Os cartões da loja também são todos em branco, não mostrando nada.
Famosos também são os jalécos usados pelos vendedores nas lojas.
Além de suas roupas, Margiela é famoso por transformar “besteiras” em acessórios, como garfos transformados em colares vendidos por fortunas.
Tirando “sarro” do mundo da moda, Martin Margiela continua sendo um dos designers mais conceituais da historia. Congrats!

Maison Martin Margiela S/S 2009 Fashion Show


Site: http://www.maisonmartinmargiela.com/en/index2.html

Nenhum comentário: