segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OS NARCISOS RESPONDEM




Pergunta de Pablo para Os Narcisos: O que acharam da Bienal este ano?

Caro Pablo,

Queremos aqui não denegrir, mas compartilhar nossa experiência na 28ª Bienal.
Não somos experts em arte, mas achamos tudo uma chatice só.
Ao chegarmos no Parque do Ibirapuera, estacionamos lá dentro e, como é zona azul, achamos melhor comprar duas horas de cartão, porque não sabíamos quanto tempo nos demoraríamos em apreciar todas as obras. Levamos 45 minutos!
A primeira obra que nos chamou atenção foi a do cara sentado em uma cadeira ganhando coisas das pessoas que lá vão. Ficamos com dó do rapaz, e achamos que ele tinha cara de fumante então lhe demos um isqueiro. Tem uma “cama” lá agora para ele, então nos perguntamos: “Será que para a obra ser mais completa o cara estaria dormindo aqui?”.
Não tivemos coragem de perguntar para o artista.
Depois ficamos observando e tentando entender o que um chaveiro estaria fazendo no meio da Bienal. Não chegamos à conclusão alguma.
Tiramos uma foto de uma montanha de letras e fomos para o próximo andar, o do tal “vazio”.
Gente desculpa, mas faltou verba é isso?! Não tinha como trazer mais obras? Foi a Crise? O que aconteceu?! Em cinco segundos nos estávamos no terceiro andar já. Daí ficamos felizes porque era hora de escorregar no tobogã e refletir sobre a vida. A reflexão foi mais lenta que a descida então subimos de novo e escorregamos mais uma vez. Bem divertido, nos lembrou o The Waves só que sem água.
Conclusão: o tal “vazio” é encontrado na Bienal inteira. Há muitas obras em vídeo, muitas mesmo, para as quais não estávamos com paciência de sentar e assistir.
Em relação às outras obras, não nos passaram nenhuma emoção, sentimento que procuramos ao apreciar qualquer forma de expressão.
Nos bateu uma saudade do Mundo um pouco menos high tech...
Vale pelo tobogã! Anyway, deixem sua opinião sobre a Bienal.

Beijo,
Os Narcisos
osnarcisos@gmail.com

28ª Bienal de São Paulo: “em vivo contato” 26 de outubro a 06 de dezembro Terça a domingo das 10h às 22h Entrada gratuita
http://www.28bienalsaopaulo.org.br/



Links para ler mais sobre:

http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/001553.html (comentarios opostos sobre a Bienal para Ivo Mesquita, atual curador e Nelson Aguilar, ex-curador).
http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art267070,0.htm (sobre o ataque dos pichadores, detalhe do “abaixa a ditadura” da foto).

Um comentário:

suave&light disse...

ainda não fui! mas vi n matérias falando só do tobogã... e viva o tobogã! aliás, quem inventou o tobogã devia levar o crédito, rs