sábado, 22 de novembro de 2008

VIZOO: Pense Moda 2008

Primeiro de tudo, gostaria de agradecer Sérgio Amaral e Érika Palomino pela oportunidade que me concederam. E gostaria de parabenizar Camila Yahn pelo ótimo trabalho que fez com o Pense Moda este ano.


17/11

O Pense Moda foi aberto com a consultora da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) Geni Ribeiro que trouxe discussões sobre os mercados Interno e Externo, sensibilizando todos através de gráficos que mostram a potência que o Brasil poderia ser em relação à Moda, mas que ainda não é. A consultora acredita que a salvação está em entendermos melhor toda a originalidade brasileira que podemos mostrar através da moda, fugindo de clichês e de cópias dos países europeus.
Após a palestra da consultora, foi a vez de um debate com os formadores de opinião Glória Kalil (Chic e Fashion Marketing), Heitor Dhália (cineasta de “O cheiro do ralo”), Waldick Jatobá (diretor do Banco Privado Português) e Márcio Kogan (arquiteto).
Foram levantadas questões que demonstram como o Brasil exporta pouca originalidade em diferentes áreas culturais. Destaque para o “projeto” de Márcio Kogan que, com muito sarcasmo, apresentou a ilustração de uma “Ponte Gucci” sobre o Rio Pinheiros, para ser usufruída apenas pelos mais abonados.
As 14hs foi a vez do sociólogo Álvaro Arthur de Castro que falou muito bem sobre produtos, serviços e o estilo de vida que deve estar inserido no que é oferecido ao consumidor.
Numa abordagem extremamente científica social, o professor fez comparações certeiras sobre o estilo de vida dos nobres de séculos atrás e os consumidores de produtos de alto luxo de hoje em dia.
Para terminar o dia, Mandi Lennard, PR inglesa, da agência Mandi Lennard Publicity, compartilhou sua história de vida, desde a época em que era uma ingênua menina da cidade de Leeds, Inglaterra, passando pela experiência na multimarcas Browns até abrir sua própria agência de PR e consultoria (Mandi é PR hoje em dia de grandes marcas em ascensão como Gareth Pugh e House of Holland).
Através da boa e velha irreverência inglesa, Mandi deixou claro que é através dos erros e humilhações que realmente se aprende sobre a vida.

18/11

Na parte da manhã eu estava em outro workshop e não pude comparecer nas palestras deste horário.
Às 14hs uma quentíssima discussão, mediada pelo jornalista Jackson Araújo e a participação de renomados profissionais de moda masculina, incendiou o Pense Moda levantando questões sobre a falta de revistas de moda voltada para os homens brasileiros e como estes homens estão longe de possuir uma identidade cool e sem preconceitos.
A discussão deixou muito claro que o homem brasileiro ainda é extremamente preocupado em parecer macho o suficiente para sua sociedade. A Osklen e sua imagem passada, junto à imagem de seu dono e designer, também foram alvos de discussão.
A palestra seguinte foi sobre meninas que optaram por não participar de semanas de moda.
A discussão, mediada por Lilian Pacce, mostrou a todos como é de extrema importância possuir um ótimo mailing list e uma forma original de apresentar novas coleções, principalmente quando se opta por não estar no holofote.

19/11

O dia começou com o renomado editor da revista inglesa Dazed & Confused, consultor de imagem e top stylist Nicola Formichetti que contou sua trajetória desde o início de sua carreira, mostrando imagens super conceituais de seus trabalhos como stylist.
Nicola, muito tranquilo e jovial, deixou claro que para se conseguir atenção de alguém do meio, não adianta apenas se ter um bom currículo e sim ser muito criativo também na forma de abordagem.


Styling: Nicola Formichetti

A palestra seguinte foi sobre agências de moda que estão começando a surgir e ganhar espaço no mercado. Os palestrantes deixaram claro que estas agências estão sendo muito mal compreendidas por todos do setor e prisioneiras das agências de publicidade.
Após o almoço, a palestra mais cheia de todas teve como tema a explosão e importância dos blogs na imprensa dos dias de hoje.
Com palestrantes blogueiros (que não fazem disto suas “profissões”) foi muito discutida a importância da individualidade e da opinião que cada um pode dar neste mundo através dos blogs.
Para finalizar o Pense Moda, o designer inglês Henry Holland, da House of Holland, contou sua divertida trajetória e falou sobre suas criações alegres e irônicas fazendo com que ele seja um dos designers mais badalados no Reino Unido dos últimos tempos.

House of Holland
OBS: Foi perguntado algumas vezes para os palestrantes estrangeiros o que eles achavam da moda brasileira. Nenhum pôde opinar por não conhecer designers e marcas brasileiras, deixando claro que ainda não temos fama internacional em relação à moda.




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