sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VIZOO: Domingo no Parque













Hyde Park - Londres













Parque do Ibirapuera - SP


Sou frequentador assíduo do Parque do Ibirapuera. Levo minha cachorra para passear lá pelo menos duas vezes na semana. Tenho que confessar que é engraçado reparar nos freqüentadores do parque. É como se as pessoas estivessem lá, mas não dessem importância por estarem numa área verde dentro da cidade.
Dá-me a impressão que o parque só é parte rotineira de suas vidas. As pessoas usam rapidamente aquela área verde como se esta fosse apenas uma academia ao ar livre.
Tudo bem, não há mal nenhum nisso, confesso.
Talvez não devesse fazer esta comparação, mas o Hyde Park em Londres (lugar onde o inverno é extremamente rigoroso e as pessoas não usufruem com a mesma possibilidade que nós no clima tropical), apesar de ser muito maior que o Ibirapuera, não possui áreas verdes com tamanha diversidade. Porém, o comportamento dos usuários do parque é muito diferente do nosso. Na época do verão, principalmente, o parque fica lotado de pessoas com noção de limpeza, que fazem outras atividades além das esportivas, como namorar, fazer pic nics chiquérrimos, ler um livro ou simplesmente não fazer nada.
Estes seriam os serviços de melhoria que a UMDEGRAU aplicaría para o Parque do Ibirapuera:
- Limpar de uma vez por todas o lago, para assim, não ter que olhar para ele sentindo dó dos grandes peixes que lá habitam e colocar pedalinhos (serviço cobrado) que talvez ajudem a espantar os urubus.
- Diminuir o número de excursões diárias no parque. Muita gente junta, principalmente crianças e adolescentes, causa visualmente um impacto tremendo para quem esta lá só para relaxar. Deixa o parque simplesmente mais feio.
- Criar rotas alternativas para os usuários, mais por dentro dos bosques. A UMDEGRAU acha completamente estranho saber que as pessoas vão a um parque, mas a maioria só fica andando na parte pavimentada.
- Renovar a ponte sobre o lago, tão importante historicamente para o parque.

Links:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG51113-6014,00.html (noticia de 2002);
http://www.kifaro.com.br/flog.php?login=ideias&produto=8524 (pedalinhos a venda);
http://arquitetandocaminhos.blogspot.com/2007/04/ponte-do-ibirapuera-srgio-bernardes.html (artigo sobre historia da ponte).

Um comentário:

suave&light disse...

concordo plenamente! e ainda mais, deviam fazer uma campanha de conscientização pra galera cuidar do parque! coisas óbvias do tipo "NÂO JOGAR LIXO NO CHÃO!" já ajudaria...
bjs!